Se  você possui um trabalho regido pelas leis trabalhistas, com certeza já deve ter ouvido falar em PIS/PASEP. Esses programas são responsáveis por recursos interessante para você e por isso, é interessante estar informado quanto a eles. Você sabia que se tratam de órgãos diferentes?

Para quem se pergunta se o PIS e o PASEP são programas diferentes, é importante saber que sim, eles são de diferentes responsabilidades. Mas antes de pontuar as diferenças, vamos falar um pouco sobre as semelhanças entre esses dois recursos.

Tanto o PIS quanto o PASEP são programas que proporcionam alguns direitos para os trabalhadores. Um dos mais aguardados entre eles é o direito ao Abono Salarial 2020.

Para receber, o contribuinte deve ter registro nos programas há pelo menos 5 anos, assim como ter exercido no mínimo 30 dias de serviço consecutivos ou não. Vale a pena conferir todos os requisitos.

Esse recurso possibilita o pagamento de até um salário mínimo para os servidores que se encaixam nas exigências do abono. Vale lembrar que esse valor é proporcional ao tempo de serviço prestado. Por isso, todo trabalhador precisa conhecer o PIS e o PASEP.

PIS

Agora vamos entender o porquê desses programas serem diferentes. PIS é a sigla para o Programa de Integração Social e passar a ter responsabilidade que o trabalhador, quando o mesmo atua na empresa através da carteira de trabalho assinada.

Esse benefício é referente aos funcionários da rede privada, ou seja, só quem trabalha nessa condição pode solicitar o recurso do abono salarial através do PIS.

Quem vai receber o PIS 2020deve estar atento às datas. E vale lembrar que esse pagamento é efetuado através da Caixa Econômica Federal e as datas de recebimento do abono são diferentes para os dois programas.

PASEP

E quanto PASEP? Bem, como você já pode imaginar o PASEP é responsável pelos servidores da rede pública. A sigla corresponde ao Programa de Formação

Apesar de ter alguns objetivos semelhantes, o PASEP irá disponibilizar lotes de pagamento do abono salarial em datas totalmente exclusivas. Além disso, é importante enfatizar que o recebimento do valor é feito no Banco do Brasil.

Como é possível observar, os dois programas atuam de maneira diferente, mas a fim de garantir os seus direitos como trabalhador. Se você tem direito ao saque, confira as informações e datas de pagamento do seu lote e não deixe de sacar o seu benefício!