É normal ficar preocupado com as oportunidades que vão surgir ou não. Muitos ficaram assustados com declarações do governo federal sobre o cancelamento dos concursos público, mas, não precisa ficar preocupado, pois para a máquina pública funcionar bem, é necessário contratar servidores públicos. Então continue lendo este artigo para ficar bem informado.

Uma Pesquisa feita pelo IBGE em 2008, mostrou que o emprego público era o sonho de qualquer profissional. Mais de 43% dos brasileiros que pertencem à classe média, deixaram para traz as carreiras de maior prestígio como médico, advogado ou engenheiro, para correrem atrás do sonho do emprego público.

Benefícios de um emprego público

A estabilidade é um dos fatores que deixam os candidatos a uma vaga no setor público mais motivados. Um servidor público que que ingressou na carreira pública por meio de concurso tem estabilidade após três anos de trabalho. Depois disso ele só é exonerado (perde o cargo) se cometer uma falta grave. Diferente do trabalho da iniciativa privada onde você pode ser demitido a qualquer momento.

A carreira pública oferece salários melhores do que os de iniciativa privada, outra vantagem do emprego público e o desejo de muitos candidatos. Os pagamentos são variados de acor com a formação exigida para o cargo (fundamental, médio, técnico e superior) e a complexidade da função à ser exercida. O que é bem interessante nesta questão, é que não há diferença salarial por causa do gênero, todos recebem igualmente o seu salário.

Outro dos muitos benefícios de um emprego público é que para exercer a função, não é preciso ter experiências anteriores, caso que é muito diferente em empresas de iniciativa privada.

A aposentadoria do funcionário público também é diferenciada, por isso muitos almejam por esta vaga. Aqueles que exercem a função de funcionário público gozam do seu próprio sistema de aposentadoria, que varia nos âmbitos federal, estadual e municipal. As aposentadorias de quem possui um cargo público, geralmente, são mais elevadas do que as dos trabalhadores de iniciativa privada.

Como conseguir um emprego público?

Com tantas pessoas querendo este tão almejado sonho do cargo público, a maneira que a administração pública achou para fazer a realização da contratação de seus agentes públicos, foi através de realizar as inscrições PSS 2020 (processo seletivo simplificado) e concurso público. Foi a maneira encontrada para evitar as indicações para determinados cargos, e principalmente os mais elevados.

O Concurso é uma grande oportunidade para todos os brasileiros que tem o sonho do emprego público, desta forma, todos tem a oportunidade de concorrer e ocupar os cargos públicos.